segunda-feira, 9 de junho de 2008

COMO SE DEVE AVALIAR AS RELIGIÕES?
Não tenho a pretensão de fazer um tratado filosófico, histórico ou teológico sobre religiões (na verdade, não chegarei sequer remotamente perto disso). Além do que, já foram escritos milhares de livros e ensaios assim. O que precisamos para obter uma compreensão melhor sobre as religiões não é conhecimento acadêmico ou iluminação espiritual. Essas são as funções de um teólogo profissional ou um clérigo. E eu não sou nem uma coisa nem outra.
Mas é exatamente o que preciso para alcançar meu propósito.
Então o que tenciono fazer é pegar ensinamentos bem conhecidos e extrair implicações empolgantes para podermos raciocinar juntos. Vamos lá:
O princípio de causa e efeito deve se aplicar às religiões? Quero dizer, a religião influi na conduta, personalidade e caráter da pessoa que a professa? Se sua resposta for sim, então que efeito tem a sua religião sobre você e sobre sua vida?
Com toda certeza, depois de um tempo razoável meditando sobre a questão, você chegará a seguinte questão: por que tantas pessoas, ao longo da história e de infindáveis guerras, matam e são mortas em nome da religião? E certamente, se você já chegou alguma vez a essa pergunta, chegou a conclusão de que as religiões são a causa de todas as guerras e matanças que já ocorreram na história. Não é mesmo?
Ledo engano.
A religião não é a causa de todas as guerras. Mas é uma desculpa convincente para os homens fazerem o que queriam fazer desde o início, desde sempre.
Nosso fracasso como humanidade reflete o fracasso das religiões em sua vã tentativa de se alcançar a D’us. E o fracasso das religiões em vir em sua própria defesa deixou a porta aberta para as massas saírem. Para muitos, a religião se tornou nada mais do que um legado social, algo para marcar os pontos altos da sua vida: nascimento, casamento, morte. Muitos acabam desistindo de sua busca pelo D’us Verdadeiro que é Amor Infinito.
Se nos dispusermos a examinar o assunto objetivamente, em vez de nos desviarmos por idéias preconce[bidas]ituosas, veremos que qualquer objeção pode ser vencida de maneira razoável. As respostas existem, basta que estejamos dispostos a procurá-las.
THINK ABOUT IT!
(Mateus 7:7)
Um abraço e um grande beijo no coração de todos!

Nenhum comentário: